3 factos sobre o cancro colorretal para terminar o ano
Estamos a chegar ao final do ano, uma altura de balanços e antecipação. Nas últimas semanas de 2025, a MovSaúde partilha 3 factos sobre o cancro colorretal que nos devem fazer pensar no ano que se avizinha.
- Tem-se registado um aumento da incidência da doença em pessoas jovens. De acordo com dados do Registo Europeu para as Desigualdades no Cancro, a incidência deste tipo de cancro nas pessoas com menos de 50 anos aumentou 80% nos últimos 30 anos.
- Há um elevado número de casos detetados em Portugal. No nosso país, de acordo com dados partilhados pela Globocan (2022), são diagnosticados mais de 10.500 casos por ano.
- A doença representa também uma causa significativa de morte, com mais de 4.800 mortes por ano, segundo a Globocan (2022).
À medida que nos preparamos para entrar em 2026, estes factos lembram-nos que o cancro colorretal continua a ser uma realidade que exige atenção, ação e responsabilidade coletiva.
A boa notícia é que existem formas de prevenção. A deteção precoce continua a desempenhar um papel essencial: quando detetado numa fase inicial, o cancro colorretal pode atingir taxas de cura de até 90%. Saiba mais sobre o rastreio do cancro colorretal >