Movember é um movimento internacional que procura sensibilizar para a forma como os homens encaram a sua própria saúde.
Foi na Austrália, em 2003, que nasceu o Movember, um movimento internacional que procura sensibilizar para a forma como os homens encaram a sua própria saúde.
A ideia é simples: durante o mês de novembro, deixar crescer o bigode como símbolo de alerta e entreajuda. E, assim, algo banal (é só um bigode!) torna-se gatilho para conversas tantas vezes consideradas tabu.
O Movember é um apelo à prevenção, à consciencialização e, sobretudo, à ação. O movimento tem como “alvo” doenças que afetam particularmente esta camada da população e que são, ainda, estigmatizadas, como o cancro da próstata ou do testículo.
Esta realidade estende-se também ao cancro colorretal. Além de estar igualmente envolta em estigma, também nesta doença a vigilância e o rastreio são fundamentais. Além disso, ainda que atinja tanto homens como mulheres, o risco é um pouco superior nos homens.
Falar sobre o cancro colorretal é, portanto, dar continuidade à missão do Movember. E como traduzir esta missão em ações concretas?
- Realizando rastreios regulares, de acordo com a idade e o histórico familiar;
- Manter um estilo de vida equilibrado, com alimentação rica em fibras e prática regular de exercício físico
- E, claro, conversar sobre este tema com familiares, amigos e conhecidos (em novembro tem o pretexto perfeito para isto!)